Aperte "Enter" para pular para o conteúdo

Assombrada por gigantes

19c85zy2pqd8igif

Eu tenho um sonho recorrente. Uma visão de Saturno. Ou Júpiter. Às vezes os planetas se misturam. Às vezes o anel de gelo e poeira cósmica aparece e às vezes não. De tempos em tempos acontece do sonho estalar num déjù vu quando eu tô desperta. Um frame que passa diante dos olhos e corre aquele choque na espinha. Acho que sou assombrada por Saturno. Ou Júpiter, que tem um grito que pode ser ouvido aqui. Mas ainda não desconsiderei a possibilidade disso ser uma mensagem codificada da minha nave-mãe, perdida lá pela Nuvem de Oort, chamando por socorro ou resgate.

O físico John Cramer criou um áudio mapeando frequências de som às mudanças detectadas ao longo do tempo na radiação cósmica de fundo (CMB). Ouçam a música do Big Bang.

Lembrei dessa esfera negra flutuando por corredores e emitindo ecos de atividade humana. Criação de um grupo de designers do Royal College of Art.

Quando a imagem dos gigantes gasosos flutua na minha cabeça sem pedir licença, eu deixo a esfera seguir seu caminho ou planar por perto, buscando companhia. Uma vez senti cheiro de ozônio e achei que a assombração fosse Skip, a bola de eletricidade senciente de Contra o Dia, do Thomas Pynchon. Na dúvida, retribui o olá que ela me deu. Vai saber.

Notas:

1. O primeiro gif é um time-lapse de Júpiter se movendo em relação à sua lua Io. Saiba mais aqui.

2. O grito de Júpiter é uma gravação de ondas de rádio coletada pela nave Cassini em 2001. Mais ruídos espaciais no site da Nasa.

3. The Sound of the Big Bang. Plank Version (2013). John G. Cramer, Professor of Physics. University of Washington.

4. Leia mais sobre o projeto Space Replay na página dos designers.

5. A imagem abaixo é a página 13 do nº 4 (Volume 1) de The Invisibles.

The Invisibles V1 #4 - Page 13

Tá curtindo os textos? Deixa uma gorjeta!
+++
O blog não possui área de comentários. Quer comentar o que eu escrevo, fazer perguntas e participar de conversas com outros leitores? Vire apoiador/a do Alliahverso e venha papear com a gente no grupo exclusivo para apoiadores!